sábado, 17 de outubro de 2009

Excentricidades de Marte

Rhaeticus, Georg Joachim, nascido em 1514, foi o astrólogo discípulo de Copérnico a quem foi confiada a publicação de sua obra. Anexou ao sistema astronômico do mestre suas próprias predições e, no seu livro Narratio Prima, tentou provar que a data da segunda vinda de Cristo dependeria das variações de excentricidade da órbita terrestre. Deu também a estimativa da duração do mundo, seis mil anos, de conformidade com a profecia de Elias. 

Na sua obra, “Os Sonâmbulos”, Arthur Koestler descreve-o como “enfant terrible e doido inspirado”, além de ser homossexual. Como Giordano Bruno e Paracelso, era uma espécie de “cavaleiro errante da Renascença” e desempenhava a mais admirada função de qualquer homem do século dezesseis: professor de Matemática e Astronomia. 

A respeito de Rhaeticus, Kepler contou uma anedota interessante: 

Quando estava empenhado em decifrar as excentricidades da órbita de Marte, paralizado pela perplexidade e pela tensão, apelou, em último recurso, como oráculo, ao seu anjo da guarda. O indelicado espírito agarrou Rhaeticus pelos cabelos e bateu repetidas vezes a sua cabeça contra o teto; depois, largou o corpo que foi bater contra o soalho. E ao fim deste tratamento, acrescentou: “eis os movimentos de Marte”. 

A piada pode ter um fundo de verdade e é bem possível que Rhaeticus, perturbado por uma especulação sem saída, se ergueu, furioso, e bateu a cabeça contra a parede...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASTRÓLOGA QUE PREVIU A ASCENSÃO DE HITLER

  Elsbeth Ebertin, (1880-1944), astróloga alemã nascida em Munique, ficou célebre em 1923 depois de ter publicado o seu almanaque anual de p...