sábado, 17 de outubro de 2009

Vitélio e os astrólogos

O imperador romano Vitélio (15-69), só reinou oito meses e alguns dias (de janeiro a setembro de 69), o suficiente para se tornar célebre pelas suas depravações e crueldade. Tinha pelas artes divinatórias extrema aversão. No entanto, pesava-lhe a suspeita de ter matado a própria mãe de fome, por causa de uma profecia que lhe garantia “um reinado sólido e longo se conseguisse sobreviver a sua mãe”. 


Texto de Bira Câmara


Nasceu em 24 de setembro e seu horóscopo, predito pelos astrólogos, deixou os parentes tão apavorados que o seu pai empreendeu sempre os maiores esforços para que não se confiasse a ele nenhum governo. Quando sua mãe recebeu a notícia da ascensão de Vitélio ao império, chorou-o como se ele tivesse morrido. A fama de glutão atravessou os séculos e até hoje Vitélio é lembrado pelos excessos na mesa. Neste caso a palavra excesso não passa de uma figura de linguagem para este libriano que não conhecia limites para o seu apetite, nem primava pelo equilíbrio e moderação... No mais famoso dos seus banquetes, oferecido a ele pelo seu irmão, foram consumidos dois mil peixes e sete mil pássaros da melhor espécie. Perseguiu e condenou astrólogos à morte sem os ouvir, à vista de qualquer denúncia. Suas perseguições tornaram-se ainda mais encarniçadas depois que publicou o édito por meio do qual os expulsava de Roma e da Itália, concedendo-lhes um prazo que ia até as calendas de outubro. Mas estes responderam com insolência, através de cartazes afixados pela cidade com os seguintes dizeres: “Saudações a todos! Os caldeus proíbem a Vitélio Germânico de estar em qualquer parte do mundo, antes do dia mesmo das calendas de outubro”. Em 20 de setembro de 69, cumprindo a insolente predição, Vitélio estava morto. Outra profecia também se cumpriu, a de que tombaria sob o poder de um gaulês, pois o chefe do partido adversário que o derrotara tivera na infância o apelido de Gaulês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASTRÓLOGA QUE PREVIU A ASCENSÃO DE HITLER

  Elsbeth Ebertin, (1880-1944), astróloga alemã nascida em Munique, ficou célebre em 1923 depois de ter publicado o seu almanaque anual de p...