sexta-feira, 5 de abril de 2019

A lua no imaginário poético

Orestes Barbosa, no traço de Nassara
Uma verdadeira plêiade de poetas como Cruz e Souza, Bilac, Fernando Pessoa, Baudelaire, Manuel Bandeira, Paulo Bonfim, entre outros, cantaram a lua em seus poemas e a consagraram como o astro dos poetas, dos loucos e dos apaixonados.

Texto de Bira Câmara

A lua sempre exerceu um grande fascínio sobre a imaginação humana, e inspirou mitos e crendices populares em todas as culturas do planeta desde a antiguidade. Depois do sol, ela era a maior divindade do paganismo e tudo indica que até hoje nosso satélite mantém esta aura mística, pelo menos entre os poetas que sempre a cultuaram através dos tempos com um fervor quase religioso.

A partir do século XVIII, principalmente na literatura francesa, a lua e as estrelas cati­varam os poetas a tal ponto que poesias falando delas se tornaram cada vez mais comuns. E até hoje é raro o poeta que não tenha feito pelo menos um verso dedicado a lua ou a alguma estrela. 

Como astro noturno por excelência, a Lua está sempre presente nas divagações poéticas, seja como musa, companheira ou confidente. A melancolia, o spleen dos românticos frequentemente tem a noite enlua­rada como pano de fundo.

Nem mesmo o avanço do conhecimento cien­tífico nos séculos XIX e XX, conseguiu eclipsar o fascínio pelo astro da noite e seu cortejo luminoso na imaginação dos poetas e seres­teiros. 

Hoje em dia muitos cientistas e psiquiatras reconhecem a in­fluência da lua no comportamento humano, tanto é que em muitas grandes cidades americanas a polícia e o corpo de bombeiros ficam mais alertas nas noites de lua cheia, devido ao aumento da violência, de incêndios e de acidentes. A psiquiatria também já percebeu que os loucos ficam mais agitados nestas ocasiões. Mas tudo isso os poetas já sabiam:

Ela surge. E a loucura começa. E começa

A girar pelos céus, em turbilhões medonhos,

A ronda funeral dos fantasmas tristonhos,

Estes versos são de Affonso Lopes de Almei­da, que em seguida conclui:

Ei-la, que aos altos céus calada ascende aos poucos,

A Lua, o astro infeliz, dos poetas e dos loucos,

Foco de estranha luz de ocultos malefícios.

A Lua, que fecunda o ventre das mulheres.

Que faz erguer do Mar as ondas rosicleres.

E uivar os cães na rua e os doidos nos hospícios...

As estrelas também aparecem na produção poética com frequência igual ou até maior do que a própria Lua, e não é por acaso que o soneto de Bilac — Ouvir Estrelas — tornou-se, talvez, o mais conhecido e declamado da língua portuguesa.

Até Machado de Assis, quem diria, falou dos astros num de seus sonetos, mas sem abrir mão de sua habitual ironia.

O planeta Vênus, popularmente conhecido como es­trela d’Alva ou Vésper, sempre gozou da estima dos poetas, que foram buscar na mitologia os atributos que a celebrizaram como estrela do amor. Poemas dedicados a ela, bem como metáforas e citações permeando os mais diversos poe­mas, são tão abundantes quanto composições referentes à Lua. 

Os românticos e os parnasia­nos consagraram a lua como o astro dos loucos, dos boêmios, dos poe­tas e dos enamorados, mas com o advento dos modernistas a postura de respeito e veneração deu lugar à irre­verência. Assim, no célebre poema de Manuel Bandeira, Satélite, a lua é reduzida a “coisa em si”, embora ele não dei­xe de lhe declarar amor.

Os astros extrapolaram o universo dos poetas e também foram inspirar os seresteiros populares do século XX. Quem não conhece Luar do Sertão, As Pastorinhas, Linda Morena, Chão de Estrelas

Entre os poetas brasileiros do século passado, nenhum outro teve o seu nome tão associado à estrelas e à lua quanto Orestes Barbosa. Poeta admirável, de versos aclamados por Hermes da Fon­seca e Agripino Grieco, ficou eter­nizado na me­mória popular como letrista de sambas e canções de enorme sucesso. O próprio Manuel Bandeira reconheceu-o como “gran­de poeta da canção” e declarou que Orestes — o autor de Chão de Estrelas — foi o autor do verso mais lindo de nossa língua: “Tu pisava os astros distraí­da”.

Nada consegue desbancar a lua de seu papel de musa inspiradora dos artistas. Mesmo depois que o homem pisou nela o seu fascí­nio  não diminuiu; apenas perdeu as conota­ções mitológicas do passado e o lirismo dos românticos. A moder­nidade e o progresso científico, que ace­lera­damente desven­dam os mistérios do universo, não con­seguiram apa­gar o encanto exercido pelo céu enluarado no imaginário dos poetas e seresteiros. Para eles, e para os apaixonados, a lua continuará a ser a rainha da noite e a musa inspiradora da poesia.


Coletânea de Poetas da Lua e das Estrelas 

Brochura, ilustrada, 186 páginas, 2012. Seleção e prefácio de Bira Câmara

PEDIDOS

jornalivros@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASTRÓLOGA QUE PREVIU A ASCENSÃO DE HITLER

  Elsbeth Ebertin, (1880-1944), astróloga alemã nascida em Munique, ficou célebre em 1923 depois de ter publicado o seu almanaque anual de p...