sábado, 17 de outubro de 2009

O cometa de Napoleão

No dia em que Napoleão nasceu, a 15 de agosto de 1769, um cometa foi visto a olho nu, prenunciando-lhe um destino excepcional. Ao morrer, em 5 de maio de 1821, outro cometa também foi visto nos céus. Este astro havia sido observado pela primeira vez em 11 de janeiro deste ano. 

Texto de Bira Câmara

Segundo relato do médico do imperador, quando ele soube do cometa um mês antes de morrer exclamou: “Um cometa! Foi o sinal precursor da morte de César... Eu estou no fim, tudo me anuncia.” 

Em 1806, depois de vencer as batalhas de Iena e de Auerstadt, Napoleão havia conquistado metade do território prussiano. A euforia tomava conta dos franceses e em Paris, na corte do imperador, contava-se que no dia em que ele nascera, Frederico II – rei da Prússia – tivera um sonho premonitório. Neste sonho, uma estrela representando o seu reino lutava contra outra estrela e era apagada por ela.

Preocupado, Frederico mandou chamar o seu astrólogo para interpretar o sonho e este lhe respondeu: “Acaba de nascer um grande guerreiro”. 

Em 1815, na Prússia, após a derrota de Napoleão, esta mesma história era contada de maneira diferente. No sonho de Frederico a estrela prussiana, depois de apagar, voltava a brilhar enquanto a rival desaparecia. A explicação do astrólogo foi que o guerreiro só conseguiria dominar a Prússia por pouco tempo... 

A história é evidentemente falsa, já que Frederico, um soberano esclarecido, amigo de filósofos e cientistas, não se perturbaria com um sonho e jamais consultaria um astrólogo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASTRÓLOGA QUE PREVIU A ASCENSÃO DE HITLER

  Elsbeth Ebertin, (1880-1944), astróloga alemã nascida em Munique, ficou célebre em 1923 depois de ter publicado o seu almanaque anual de p...