Voltaire, o conde de Boulainvillier e Colonne

Voltaire (1694-1778), no seu “Dicionário Filosófico” combateu a astrologia, usando o argumento da precessão dos equinócios para provar o erro dos astrólogos.

O conde de Boulainvillier, que elaborara o horóscopo de Voltaire a pedido de seu pai, quando ainda bebê, e um astrólogo profissional chamado Colonne tinham predito a morte de Voltaire aos 32 anos. E, como ainda estivesse vivo mais de 30 anos depois desta previsão, Voltaire publicou uma carta pedindo desculpas aos astrólogos por ter frustrado suas expectativas…

No entanto, o que este genial escritor se esqueceu de dizer é que, aos 32 anos, na idade prevista pelos astrólogos, envolveu-se num affaire com o duque de Rohan e respondeu aos seus insultos com a habitual ironia, o que lhe valeu algumas bastonadas, aplicadas por um criado do nobre. Por causa disso, Voltaire desafiou o duque para um duelo, do qual dificilmente sairia vivo. Mas, na manhã do dia marcado para o confronto, teve a prisão decretada por algum panfleto antigo e foi levado à Bastilha, escapando por pouco de morrer nas mãos de seu desafeto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.