Vespasiano

Vespasiano, imperador romano de 69 a 79, proibiu os astrólogos de pisar território italiano, só fazendo exceção para Barbílio, a quem consultava. Desde a infância teve a convicção de que seria imperador um dia, devido a inúmeros presságios. Quando veio ao mundo, um arúspice anunciou à sua avó “que lhe nascera um neto que seria César”.

Tinha tal segurança no seu horóscopo e no de seus filhos que não se preocupava com as freqüentes conspirações tramadas contra ele. Chegou a declarar no Senado “que a não ser seus filhos, ninguém mais o sucederia”. Suetônio conta que Vespasiano viu, em sonho, “uma balança em perfeito equilíbrio, tendo, num dos pratos Cláudio e Nero, e no outro ele e seus filhos”. E, por incrível que pareça, reinaram ambos os lados durante o mesmo número de anos.

Pouco antes de morrer, acometido de séria doença, o imperador teimava em levar vida normal, dedicando-se às tarefas do Estado, apesar do alerta dos médicos. Ao que ele respondia: “É preciso que um imperador morra em pé”. Quando ouviu murmúrios de seus cortesãos a respeito da passagem de um cometa, que segundo a crença popular anunciava a morte do imperador, teria dito: “Este cometa cabeludo não tem nada a ver comigo. Ele ameaça o rei dos partas que é cabeludo; eu sou careca!” Não lhe faltava senso de humor: aos primeiros sintomas de sua doença, antevendo a própria morte declarou: “Ao que me parece, começo a ser deus”.

Um comentário em “Vespasiano

  • 22 de abril de 2014 em 1:09 am
    Permalink

    -É angustiante,que um grande Imperador Romano como Vespasiano,que teve grande Carreira, junto com seus Filhos,e deixa até hoje uma; Árvore Familiar,tanto na Itália como nas Américas;Estados Unidos,Brasil,Argentina,e outros.¨O Único¨Seja um dos mais esquecidos pela História!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.