A Astrologia no Cinema – I

Omar Cardoso foi o mais conhecido astrólogo brasileiro nas décadas de sessenta e setenta, popularidade que conquistou graças a sua atuação em programas de rádio e televisão, além da publicação de almanaques e revistas de previsões astrológicas. Como tantos outros astrólogos célebres, foi processado por “abuso da credulidade pública” e absolvido pela justiça.

Nascido a 30 de junho de 1921 em Ribeirão Preto, morto no dia 22 de novembro de 1978, seu verdadeiro nome era Homar Nunes. Começou a estudar Astrologia aos 12 anos de idade e iniciou carreira artística como locutor na cidade de Marília . Daí para a televisão sua trajetória foi semeada de sucesso, escreveu horóscopos para várias revistas, jornais e chegou a quase todos os pontos do país através de mais de 30 estações de rádio.

Atribuem-se-lhe várias previsões realizadas como a guerra do Vietnã, a primeira viagem a Lua, a morte do Papa Paulo VI, a queda da monarquia na Grécia e a morte de Salazar, entre outras. Mas ficou mesmo conhecido por fazer previsões para personalidades do mundo artístico.

Essas informações biográficas estão disponíveis no site do Instituto Omar Cardoso, mas o que pouca gente sabe é que ele foi também o primeiro astrólogo a levar a astrologia para o cinema, trabalhando como consultor no filme “O Signo de Escorpião”. Produção de Oswaldo Massaini, realizado em 1974, com direção e roteiro de Carlos Coimbra, o filme tem um elenco de primeira linha: Kate Lyra, Rodolfo Mayer, Maria Della Costa, Carlos Lyra, Wanda Cosmo e Sebastião Campos, além da participação especial do próprio Omar Cardoso. A história se passa numa misteriosa ilha zodiacal, onde um grupo de amigos de signos diferentes se reúnem para promover o lançamento do livro de ciência astral do professor Alex (interpretado por Rodolfo Mayer). Formado o círculo zodiacal, o pânico toma conta da ilha à medida que mortes inexplicáveis e surpreendentes vão sendo anunciadas por um computador.

Para quem curte astrologia vale a pena conhecer este filme, ausente dos cinemas e da TV há longa data, mas disponível em locadoras de vídeo. Distribuição da LCDIFilmes, disponível para venda no site http://www.ogordoeomagro.kit.net/.

2 comentários em “A Astrologia no Cinema – I

  • 21 de março de 2010 em 8:20 pm
    Permalink

    Um dia tive um sonho, desses que não sai da cabeça da gente. Fui trabalhar, e na volta, parei na casa da sogra da minha irmã, para tomar um cafézinho e contar o sonho. Sonhei que andava em uma plantação de girassol montada em um trator bem grande. No mesmo tempo, já estava procurando alguèm para passar a minha roupa pois eu iria para o primeiro dia no meu novo emprego. Só que esse emprego era em um hotel de grandes corredores. Antes de eu terminar de contar o sonho, no intervalo da novela, passava a manchete do Jornal Nacional (morre o maior astrologo do Brasil); na hora da noticia completa, tomei um susto pois o dito hotel do sonho, era exatamente o hospital onde havia falecido o meu idolo Omar Cardoso. Chorei em silencio, pois ouvir suas previsões no rádio, fazia parte da minha rotina. Sou do signo de Touro, casada com Escorpião, e gostava quando ele dizia que Touro e Escorpião brigam juntos mas não vivem separados. Ele dizia tambem que 99,9% dos taurinos se casam com Escorpião e que o casamento é melhor para Escorpião. Isso é a mais pura verdade, mais ainda estou casada e só a morte vai nos separar. Saudades do Omar.

  • 6 de maio de 2011 em 11:09 pm
    Permalink

    Só este site mesmo para revitalizar os que neste país trabalharam em prol da Astrologia: Omar Cardoso, Emma de Mascheville e outros.
    Abraços,
    Ivan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.